Rhytm and Blues (R&B)
R&B é um termo comercial lançado nos EUA em 1940, foi o estilo que mais contribuiu para que surgisse o rock and rool. O Rhytm and Blues descrevia em 1990 o soul e o funk, é um estilo influenciado pelo jazz e pelo gospel (pelo menos no começo), mas ele também influenciou o jazz criando ao hard bop e ao smoth jazz e etc... É uma vertente musical multirracial, mas o termo caiu em desuso e só voltou a poucas décadas atrás para designar a música negra.
Alguns exemplos desse estilo musical é o The Black Eyed Peas, Jackson 5, Akon, Mariah Carey...
Para saber mais sobre esta vertente musical riquissíma é só entrar neste link: http://abbm.art.br/simples.php?id_not=248
Gospel
A Música Gospel ( gospel = evangelho) é um termo criado para separar a música cristã da música secular. O gospel tem um caráter religioso, mas dentro dele existem os mesmo estilos musicais, ao contrário do que muitos pensam, do secular. É a vertente musical que mais influenciou os outros estilos musicais. Uma observação é que não existe estilo secular ou estilo gospel e sim música gospel e secular, o que diferencia as duas é a mensagem de caráter religioso que o gospel tem. O tema principal da música gospel é louvar e adorar a Deus, Jesus Cristo e o Espirito Santo ( A trindade ).
Muitos artistas conhecidos apreciavam e apreciam a música gospel como Elvis Presley que lançou quatro álbuns gospel e ganhou GRAMMYS por eles, um outro grande astro da música secular que gostava muito de gospel foi Ray Charles, que gravou uma música gospel em um de seus cd's. Hoje em dia cantores como Kirk Franklin e Fred Hammond com o seus corais nos EUA e Sérgio Saas com o Raiz Coral entre muitos outros.
O wikipédia não é muito recomendado para vocês se aprofundarem mais no estilo, mas tem boas informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_gospel
Muito Obrigado por ler esta matéria, eu espero que tenham gostado! Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário